Como saber se um site é seguro e como verificar o seu

Site seguro

Milhões de sites e blogs exitem na internet hoje em dia e a rede se tornou um verdadeiro mundo virtual onde todos nós somos moradores e dependentes dela. Nem todo lugar é seguro, como no mundo real, e por isso separamos aqui 4 ferramentas poderosas que poderão dizer se o site que você acessa é realmente seguro ou não. Antes de tudo precisamos entender o que é um site não seguro, o que ele pode fazer e quais precauções devemos tomar.

Um site não seguro nada mais é do que uma página irregular que contém links ou redirecionamentos acusados como não seguro pelo seu navegador ou antivírus. Pra entender melhor, um site não seguro é um página que contém ‘brechas’ que deixam hackers e robôs usarem informações pessoais de visitantes como você para roubo de informações e outras coisas piores.

Essas brechas são chamadas de phishing e malware, elas estão sempre localizadas em arquivos dentro de um site como links e download. No caso dos downloads é ainda pior, pois quem o baixa, acaba infectando o computador e espalhando ainda mais a praga.

Veja neste vídeo tutorial como verificar se um site apresenta riscos de segurança a sua navegação:

⇒ Ferramenta 01: Website Malware Scanner

⇒ Ferramenta 02: Sucuri SiteCheck

⇒ Ferramenta 03: UpGuard

⇒ Ferramenta 04: Google Transparency Report

O site está infectado, o que fazer?

Se o site está infectado a melhor maneira de prevenir sua segurança é não acessa-lo novamente. Mas se mesmo assim for preciso fazer outros acessos, tenha um antivírus sempre em bom estado e atualizado em seu computador. Evite fazer downloads e clicar em links que redirecionam para outras páginas. Se possível avise ao criador do site, pois nem todos tem a intenção ou sabem que algum link está infectado.

O meu site foi acusado, o que fazer?

Se o seu site foi acusado por várias ferramentas como não seguro, procure primeiro se informar “do que” ele foi identificado como não seguro. A maioria das ferramentas como aquelas que foram apresentadas aqui, mostram qual é o lugar ou o link de onde está presente a infecção. Procure se informar e remover o quanto antes!

Como verificar se um site é seguro e o que pode ser feito

Marcações: